João Pessoa vive um momento de forte expansão e atratividade econômica. Com crescimento populacional de 15,3% entre 2018 e 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital paraibana lidera a nova onda migratória do Nordeste, atraindo famílias e profissionais principalmente do Sudeste e Sul do país. Esse movimento tem impulsionado também o mercado imobiliário que nos últimos 12 meses, os preços dos imóveis subiram mais de 15%, colocando a cidade entre as mais valorizadas do Brasil. Além disso, o custo de vida acessível e a boa qualidade urbana vêm atraindo cada vez mais novos moradores e investidores.
Esse momento favorável da cidade paraibana também pode ser explorado no setor de franquias, isso porque dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que o setor de franquias faturou R$ 273 bilhões em 2024, com crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior. No Nordeste, o desempenho também foi expressivo, a região movimentou mais de R$ 39 bilhões, com mais de 28 mil unidades em operação. Já um estudo recente realizado pelo Banco do Brasil, a Paraíba se destacou como o estado com maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, com alta de 6,6% superando com folga a média do Nordeste, de 3,8%. Nesse cenário, o estado desponta como terreno fértil para o franchising, impulsionado pelo aumento do consumo, pelo avanço da economia e pela busca por serviços padronizados e de qualidade.
Para Lucien Newton, vice-presidente da vertical de consultoria do Ecossistema 300 Franchising, a Paraíba tem se consolidado como um território promissor para o franchising, especialmente no segmento de serviços.
“O avanço do PIB regional, com a Paraíba projetando um crescimento de 3,4% em 2025, aliado ao aumento populacional e à profissionalização cada vez maior do varejo, vem consolidando o estado, especialmente a capital João Pessoa, como um polo estratégico para redes que buscam expansão. A capital paraibana atravessa um momento singular, marcado por uma demanda crescente e ainda pouco explorada, principalmente no setor de serviços. Essa combinação de dinamismo econômico, urbanização acelerada e abertura da população a novos modelos de negócio transforma a região em um verdadeiro celeiro de oportunidades para franquias estruturadas, com visão de longo prazo e foco em crescimento sustentável.”, destaca.
Atenta às crescentes demandas por praticidade, o Grupo HSH, rede de delivery especializada em culinária asiática e havaiana, está inserido em um mercado dinâmico. Fundado em João Pessoa (PB), a rede opera no modelo dark kitchen, com atendimento 100% focado em entregas, e reúne três marcas: Home Sushi Home, Mangu Shoyu e HotChop. Atualmente, a rede conta com duas unidades na Paraíba, localizadas em Campina Grande e João Pessoa, e possui 20 unidades distribuídas em 12 estados brasileiro, além de projetar um faturamento de R$ 50 milhões para 2025. “A HSH nasceu em um momento com pouca concorrência na cidade. Enxergamos ali uma oportunidade de crescer e ampliar nosso negócio, trazendo uma proposta diferenciada de culinária asiática para o público local”, afirma Amauri Sales de Melo, CEO e fundador da rede.
Seguindo essa movimentação, outro exemplo é a entrada da Academia Gaviões, que está na reta final para inaugurar sua primeira unidade em João Pessoa. Com 50 anos de atuação no mercado fitness, a rede terá funcionamento 24 horas. A unidade faz parte do plano de expansão nacional da marca, que já soma mais de 53 unidades ativas e outras 100 em fase de implantação no Brasil e no exterior. Com estrutura moderna, a rede oferece musculação, aulas de lutas, dança, pilates e equipamentos de última geração. A marca paulista, que já está presente no nordeste em estados como Ceará e Bahia, agora aposta na Paraíba como novo polo estratégico. “A cidade tem mais de 800 mil habitantes e vem se consolidando como uma das capitais que mais crescem, acreditamos no potencial de consumo e no estilo de vida que ela oferece”, afirma Priscila Aguiar, CEO da Gaviões.
Já o varejo autônomo em João Pessoa desponta como um dos mercados mais promissores do Nordeste e tem atraído redes em expansão nacional, como o market4u, maior rede de mercados autônomos do Brasil. De olho na crescente valorização imobiliária e na demanda por conveniência dentro dos condomínios e empresas, a marca já conta com três franqueados e cerca de 10 unidades em funcionamento na capital paraibana. A expectativa é de crescimento acelerado nos próximos meses, impulsionado tanto pela expansão imobiliária da cidade quanto pela busca dos consumidores por soluções práticas e seguras no dia a dia. A combinação de tecnologia, operação autônoma e suporte robusto tem sido chave para consolidar o modelo no cenário local. “A capital paraibana reúne todos os fatores que impulsionam nosso modelo, crescimento populacional, expansão de novos empreendimentos e consumidores em busca de praticidade e segurança no dia a dia”, afirma Eduardo Córdova, CEO e fundador do market4u.
Quem também mira no município para expansão é a Lavô, maior rede de lavanderias self-service do Brasil. Reforçando sua estratégia de crescimento no Nordeste, a capital paraibana possui potencial de crescimento por apresentar forte fluxo turístico ao longo do ano e manter índices consistentes de valorização imobiliária e crescimento populacional. “Impulsionadas pela alta demanda por serviços rápidos e práticos em regiões úmidas, as cidades litorâneas representam cerca de 40% do faturamento da Lavô. Atualmente possuímos duas unidades na capital João Pessoa e o modelo self-service com gestão remota e baixo custo operacional tem atraído investidores locais”, explica o CEO e fundador da rede, Angelo Max Donaton. Com mais de 600 unidades em operação pelo país, a rede prevê crescimento de 20% em 2025 e deve fechar o ano com quatro operações em João Pessoa.
Ainda no segmento de Serviços, a Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, também enxerga no mercado paraibano um forte aliado para a expansão. Atualmente com duas unidades, em João Pessoa e Campina Grande, a marca pretende chegar este ano em mais três cidades do estado. “A Paraíba vem se destacando no cenário nacional, com crescimento consistente no setor de serviços e geração de empregos. Nosso objetivo é justamente democratizar o acesso a serviços profissionais de limpeza e, ao mesmo tempo, fomentar o empreendedorismo local com modelos acessíveis de franquia”, comenta Juliana Pitelli, diretora de Expansão da Maria Brasileira.
Quem também investe no potencial da cidade, é a Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais, que desembarcou na capital com sua primeira unidade, no bairro de Manaíra. Reconhecida por sua proposta inovadora, que combina cosméticos sustentáveis feitos com grão verde de café e uma curadoria de cafés especiais, a marca propõe uma verdadeira imersão sensorial aos consumidores. A chegada à cidade, em janeiro deste ano, acompanha o bom momento econômico.“Temos orgulho de fortalecer nossa atuação no Nordeste junto a parceiros locais que compartilham do nosso propósito”, destaca Vanessa Vilela, fundadora e CEO.
A capital paraibana também é um dos mercados estratégicos para a presença da CleanNew no Nordeste. Com economia em ascensão, a cidade tornou-se referência regional na demanda por soluções de higienização e conservação de estofados. Prova disso é que a unidade local da rede representa 5% do faturamento nacional total, que projeta alcançar R$ 45 milhões em 2025. “O aumento da procura acompanha o perfil de consumo mais exigente dos pessoenses, que buscam serviços premium para residências, veículos e embarcações. É um mercado enorme em oportunidades. A proximidade com o mar, por exemplo, facilita nosso processo de venda, porque o salitre do mar fixa nas fibras do tecido e causa oxidação, aqueles pontinhos de ferrugem que o cliente só percebe quando já está instalado. Isso torna nosso serviço essencial para preservar móveis, estofados e embarcações, e cria um mercado naturalmente aquecido”, destaca o executivo.
De olho no crescimento na região, a Casa de Bolos, maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, já conta com uma unidade em operação em João Pessoa e avança com seu plano de expansão no estado. A marca negocia a abertura de uma loja em Campina Grande e estuda o potencial para implantar mais 12 unidades em cidades estratégicas, como Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, João Pessoa, Patos e Santa Rita. Fundada em 2010, em Ribeirão Preto (SP), a rede soma mais de 600 lojas no país e uma em Lisboa, oferecendo bolos fresquinhos, feitos a partir de uma produção 100% artesanal e com fruta de verdade, feitos com ingredientes selecionados e receitas que resgatam a memória afetiva. Para 2025, a marca projeta continuar sua expansão nacional com foco em regiões com forte apelo familiar e potencial de consumo.
Já a Mr. Fit, rede pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, aposta no potencial da Paraíba para expandir sua atuação no Nordeste. Atualmente, a rede conta com uma unidade em funcionamento no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa, e está em negociação para abrir uma loja física em Campina Grande. A rede possui mais de 880 unidades entre lojas físicas, delivery e quiosques. O cardápio oferece refeições equilibradas, saborosas e acessíveis, com foco na praticidade para o dia a dia. A marca segue em ritmo acelerado de crescimento e mira novas oportunidades em cidades estratégicas da região.
Com o objetivo de estar presente nos principais centros econômicos e de fluxo de pessoas, a Di Blasi Pizzas, rede de pizzarias referência no mercado de delivery, chega à Paraíba em outubro com a primeira loja localizada na capital. O estabelecimento, instalado no bairro Manaíra, vai operar no modelo de salão e delivery. Para além de João Pessoa, a marca tem como propósito expandir em outras cidades paraibanas, uma delas é Campina Grande.
Também, na rota desse crescimento regional, a Anjos Colchões & Sofás, rede especializada em colchões e sofás presente no mercado há mais de 30 anos, já opera com três unidades na Paraíba — duas em João Pessoa e uma em Campina Grande — e estima inaugurar mais quatro lojas no estado até o fim deste ano. Apenas em João Pessoa, há potencial para até oito unidades da marca. Com presença consolidada na América Latina, a Anjos Colchões & Sofás, pretende alcançar 500 lojas até 2030, e o Nordeste é uma peça importante nessa expansão. Só na região, a expectativa é crescer 40% até o final de 2025. “Estamos empenhados em conquistar a nossa meta e, sentimos que estamos no caminho certo. Hoje, contamos com 19 unidades na região nordestina do Brasil e duas em implantação”, comenta Leonardo dos Anjos, diretor de franquias da rede.