Um morador corajoso de Jaraguá do Sul conseguiu colocar uma jararaca, uma das cobras mais venenosas do Brasil, dentro de um pote de café. Ele teria encontrado a serpente e, para devolvê-la para a natureza, resolveu colocá-la dentro do recipiente. O caso aconteceu na quinta-feira (17).
Conforme o biólogo Christian Raboch Lempek, da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), a serpente de meio metro foi deixada no Corpo de Bombeiros Voluntários, que acionou o órgão responsável por devolver o animal para a natureza.
O especialista conta que, por conta do tamanho do recipiente, a cobra poderia ter se machucado, devido ao seu comprimento, porém, aparentemente, ela estaria bem.
Segundo o biólogo, a forma como a serpente foi colocada no vidro não foi informada. Entretanto, Christian deixa faz um alerta sobre o manuseio destes animais. Isso porque as jararacas são as cobras responsáveis pela maioria dos acidentes ofídicos na região.
Características da cobra jararaca
As serpentes da espécie jararaca podem se alimentar de ratos, pequenos roedores, rãs, sapos e lagartos. De acordo com a Fiocruz, essas cobras podem medir cerca de 1,20 metro.
Conforme o Ministério da Saúde, o grupo que compõe a espécie das jararacas é o maior responsável por causar acidentes com serpentes no Brasil. Das picadas registradas no país em 2022, 69,3% eram da espécie que é bastante encontrada na região Norte de Santa Catarina.
Entretanto, a espécie é muito importante para o ecossistema e até mesmo para a medicina. Além de fazer o controle de pragas, se alimentando de outros animais, a partir da peçonha da jararaca é possível extrair compostos utilizados na fabricação de medicamentos que tratam doenças cardíacas e circulatórias, aponta publicação do Governo Federal.
Metrópoles