A presidente da Subseção da OAB Cariri, Dra. Edilaine Araújo, emitiu um importante alerta à população e à advocacia regional sobre um novo golpe que tem vitimado clientes de advogados na região. Criminosos estão utilizando nomes, fotos, números de telefone e até informações de processos para se passar por profissionais do Direito e, assim, aplicar golpes financeiros.
De acordo com a OAB Cariri, o esquema funciona principalmente por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, onde golpistas, se passando por advogados, entram em contato com clientes solicitando depósitos ou transferências bancárias, alegando suposta urgência em processos judiciais.
Como age o golpe
Apropriação de identidade:
Os golpistas clonam ou criam perfis falsos utilizando fotos, nomes e até dados reais dos advogados, para dar aparência de legitimidade.
Contato por aplicativos:
O primeiro contato geralmente ocorre por WhatsApp ou outros mensageiros, usando números desconhecidos e diferentes dos canais oficiais dos advogados.
Solicitação de dinheiro:
Os criminosos pedem depósitos ou transferências imediatas, afirmando que se tratam de custos processuais ou liberações urgentes de valores judiciais.
Uso de documentos e dados processuais:
Para convencer as vítimas, podem apresentar documentos adulterados ou informações verdadeiras de processos que encontraram em sistemas públicos.
Tom de urgência:
As mensagens são sempre pressionando a vítima a agir rapidamente, para não “perder prazos” ou “bloquear valores”.
Como se proteger
Desconfie de mensagens suspeitas:
Se receber qualquer solicitação de dinheiro, mesmo que o contato use fotos ou dados do seu advogado, não faça pagamentos antes de confirmar.
Verifique a identidade do profissional:
Consulte o site da OAB para conferir o registro e dados do advogado. Entre em contato pelos canais oficiais que você já conhece.
Não realize pagamentos sem checar:
Nunca faça transferências bancárias sem falar diretamente com o advogado ou com o escritório pelo telefone fixo ou número conhecido.
Denuncie:
Caso suspeite de golpe ou tenha sido vítima, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Eletrônica. Também informe à OAB para que medidas institucionais sejam adotadas.
OPIPOCO