Em alguns estados, as nuvens da política começam a se dissipar, e mesmo faltando mais de um ano para as eleições de outubro de 2026, já é possível delinear algumas tendências. A Paraíba é um desses exemplos.
A pequena “terrinha”, em termos geográficos, distingue-se por ser, historicamente, um estado de centro-esquerda — não radical —, às vezes por ideologia, outras por conveniência.
Para o Senado, o cenário local já começa a ganhar forma com dois nomes despontando: João Azevêdo, atual governador, e o senador Veneziano Vital do Rêgo, ambos se apresentando como protagonistas. Azevêdo lidera todas as pesquisas de opinião como favorito, com Veneziano logo em seguida.
João Azevêdo, com um trabalho excelente e indiscutível à frente do Executivo paraibano, justifica essa preferência do eleitorado. Já o senador Veneziano tem se destacado por sua habilidade em capilarizar recursos federais para o estado durante o governo Lula, navegando com desenvoltura rumo a um desfecho promissor.
Ainda faltam alguns meses até as eleições, mas esse é o quadro atual que se desenha na terrinha de Augusto dos Anjos e José Américo de Almeida… “Paraíba Brava!”
Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro