Em meio ao reinado do forró, o espaço para o samba e o pagode. Na reta final do Maior São João do Mundo, a banda paulista Raça Negra é a principal atração do Parque do Povo na noite desta quinta-feira (03). Além de Raça Negra, se apresentam no palco principal da festa nesta última quinta-feira da temporada junina campinense, Núzio, Toca do Vale e Ramon e Randinho.
Com 43 anos de estrada, o Raça Negra tem uma trajetória marcada por uma fábrica de hits e um repertório atemporal. Comandada pelo cantor Luiz Carlos, a banda chegou para dividir a soberania musical do país com o movimento roqueiro e mudar a trajetória do estilo tipicamente brasileiro, sendo pioneira no segmento do samba romântico e abrindo portas O Raça Negra abriu portas para muitos outros grupos de samba e pagode, influenciando gerações de artistas.
O conjunto musical responsável por sucessos atemporais, como Cheia de manias, Cigana e Doce paixão, inovou a sonoridade do ritmo, incluindo elementos de sopro, metais e cordas no repertório, dando fim a época dos sambas só com pandeiros, cavaquinhos e violão.
A década de 90 foi o auge do sucesso do Raça Negra, com músicas como “É Tarde Demais” se tornando hits e alcançando recordes de execução nas rádios. Ao longo de sua trajetória, o Raça Negra lançou diversos álbuns de estúdio, discos ao vivo e DVDs, totalizando mais de 40 anos de carreira.
No reencontro com os fãs em Campina Grande, nesta quinta-feira, o Raça Negra promete cantar sucessos conhecidos do público, como “Cheia de Manias”, “Estou Mal”, “É Tarde Demais”, “Doce Paixão”, “Volta”, “Sozinho”, “Dono do Seu Beijo”, “Quando Te Encontrei”, “Deus Me Livre”, “Cigana” e “Me Leva Junto Com Você”, entre outras canções.
Com 38 dias de muito forró e outros ritmos como o pagode e o sertanejo, o São João de Campina Grande chega ao último final de semana. Até domingo, artistas como Sorriso Maroto, Japãozin, Tarcísio do Acordeon, Márcia Fellipe, Desejo de Menina, Garotinho, Felipe Amorin, Henry Freitas e Alcymar Monteiro, ainda vão se apresentar no Parque do Povo, encerrando esta edição em grande estilo.
Severino Lopes
PB Agora