O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), obteve avaliação positiva da maioria dos parlamentares, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pela consultoria Quaest, encomendada pela Genial Investimentos. Segundo o levantamento, 68% dos deputados classificam sua gestão como positiva, enquanto apenas 6% a consideram negativa. Outros 25% avaliaram como regular e 1% preferiu não opinar.
A pesquisa foi realizada com 203 deputados federais — o equivalente a cerca de 40% da composição total da Casa — entre os dias 7 de maio e 30 de junho de 2025. O estudo levou em conta recortes regionais e ideológicos, com margem de erro de 4,5 pontos percentuais.
Mesmo após os recentes atritos com o governo federal, principalmente em razão da articulação que levou à derrubada do decreto presidencial que aumentava o IOF, Hugo Motta mantém alta aprovação inclusive entre deputados da base aliada ao Planalto. Entre os governistas, 77% consideram sua gestão positiva, 20% avaliam como regular e apenas 2% como negativa.
Entre parlamentares da oposição, 47% aprovam sua condução à frente da Câmara, 42% a consideram regular e 9% avaliam de forma negativa. Já entre os independentes, a taxa de aprovação é ainda mais expressiva: 82% positiva, 12% regular e 6% negativa.
O resultado demonstra a força política e capacidade de articulação de Hugo Motta, que tem conseguido manter o equilíbrio entre os interesses da Câmara e os embates com o Executivo. Um dos exemplos mais recentes foi a aprovação, por 383 votos a 98, do projeto de decreto legislativo que anulou o aumento do IOF proposto pelo presidente Lula — medida que marcou o único revés presidencial desse tipo nos últimos 33 anos.
Redação