A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) iniciou nesta semana a 8ª fase da Operação Mute em unidades prisionais do estado. A ação faz parte de uma mobilização nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como foco o combate ao crime organizado e à entrada de materiais ilícitos no sistema penitenciário.
A operação é realizada simultaneamente em todos os estados do país e no Distrito Federal, contando com a participação integrada das forças policiais penais federais, estaduais e distritais. Na Paraíba, cerca de 150 policiais participam das ações, que ocorrem em unidades selecionadas com base em critérios definidos por setores de inteligência e segurança.
O principal objetivo é combater a atuação de organizações criminosas a partir de dentro dos presídios, desarticulando estruturas de comunicação entre presos e o mundo externo. Além disso, a operação busca apreender celulares, drogas, armas brancas e outros itens proibidos, contribuindo para a redução da violência e da criminalidade fora das unidades prisionais.
PB Agora