Os professores e professoras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram, em assembleia realizada no último dia 4 de junho, suspender o estado de greve e aprovar um indicativo de paralisação para o início do próximo semestre letivo, previsto para agosto. A deliberação foi tomada durante reunião da Associação dos Docentes da UEPB (ADUEPB) e tem como objetivo fortalecer a mobilização contra a grave crise financeira que afeta a universidade.
A crise, segundo a categoria, é provocada pelo não cumprimento da Lei da Autonomia Universitária (Lei nº 7.643/2004), que determina o repasse mínimo de 3% das receitas ordinárias do Estado para a UEPB. A falta desse repasse tem causado uma série de dificuldades estruturais e operacionais, afetando diretamente o funcionamento da instituição.
Na próxima assembleia da ADUEPB, os docentes irão discutir a possibilidade de deflagração da greve por tempo indeterminado, além de deliberar sobre uma data concreta para o início do movimento paredista.
A presidenta da ADUEPB, Elisabete Vale, apresentou um panorama detalhado da situação financeira da UEPB, baseado em dados do Dieese-PB, do Tribunal de Contas do Estado, da diretoria do sindicato e da administração superior da universidade. O relatório apontou problemas como a precarização das condições de trabalho, o alto número de professores substitutos, a falta de concursos públicos, o não pagamento de retroativos referentes a progressões de carreira, além de deficiências na infraestrutura e na assistência estudantil.
Outro ponto de pauta foi a participação da entidade no 68º CONAD do ANDES-SN, que será realizado de 11 a 13 de julho, em Manaus (AM), com o tema “Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental, em defesa da vida e da educação pública”. A assembleia definiu que a presidenta Elisabete Vale será a delegada representante da ADUEPB no evento, acompanhada pela professora Paula Castro como observadora.
Durante os informes, a diretoria da ADUEPB destacou os avanços do Grupo de Trabalho sobre carreira, que está revisando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos docentes. A professora Cristiane Nepomuceno informou que os materiais e propostas já elaborados serão enviados em breve às filiadas e filiados para debate nos campi, com previsão de uma assembleia específica sobre o tema.
Também foram repassadas atualizações jurídicas sobre ações coletivas em andamento e anunciado o tradicional Arraiá da ADUEPB, que acontecerá no dia 5 de julho, no Centro de Cultura e Arte da universidade, em Campina Grande.
Redação