Com o objetivo fortalecer o sistema de controle interno dos 223 municípios paraibanos e contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico e social em todo o estado, foi lançado na última sexta-feira (16), o Conselho Estadual de Controle Interno da Paraíba (Coneci-PB).
Durante o evento aconteceu a primeira reunião técnica, na sede da Controladoria Geral da União (CGU) na Paraíba, na Capital, o que representa um marco na gestão pública estadual e um avanço significativo na valorização dos órgãos de controle interno. Na oportunidade, o superintendente substituto da CGU-PB, Walber Silva, ministrou uma palestra reforçando a importância da atuação preventiva na área de controle.
“Com a reunião dos representantes do controle interno dos municípios da Paraíba e a criação do Conselho Estadual do Controle Interno, será viabilizado o fortalecimento dos CI’s com congressos, palestras, troca de experiências, planejamentos e informações para aperfeiçoamento do setor. Também tivemos como pauta a inclusão da nova inteligência artificial criada pela CGU chamada Alice, na qual analisa os procedimentos licitatórios do município, fornecendo parecer e indicando pontos de aperfeiçoamento. Estamos caminhando para grandes conquistas com o incentivo a adoção de boas práticas de governança e gestão pública, a modernização e aperfeiçoamento dos controles municipais que oferecerão mais apoio aos gestores públicos”, afirmou Givalbério Alves, secretário de Controle Interno de Monteiro.
Sobre o Coneci-PB – O Conselho Estadual de Controle Interno da Paraíba (Coneci-PB) tem como objetivo fortalecer o sistema de controle interno no estado. É uma associação de direito privado que reúne os controles internos do Poder Executivo Estadual e do Poder Executivo e Legislativo dos municípios paraibanos.
O Coneci-PB conta com o apoio da Controladoria Geral do Estado, da Controladoria Geral da União na Paraíba (CGU-PB), e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).