Merenda de Qualidade: “Essas reuniões são importantes para alinhamento de expectativas, garantia de qualidade dos alimentos e cumprimento das regras do programa”
Na última segunda-feira, 12, a Secretaria Municipal de Educação promoveu um encontro significativo com os agricultores familiares do município. A reunião teve como foco as diretrizes e critérios para a adequação dos produtos, condições contratuais e o cronograma de entrega dos gêneros alimentícios produzidos localmente para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Esta iniciativa não apenas reforça a importância da agricultura familiar, mas também busca garantir que as refeições servidas diariamente para mais de seis mil estudantes da Rede Municipal sejam compostas por alimentos frescos e de qualidade.
A presença da prefeita Ana Paula Oliveira e do vice-prefeito Cajó Menezes foi fundamental para o evento. Em suas palavras, ela destacou que esta parceria é imprescindível para que a gestão possa continuar a oferecer uma alimentação saudável e nutritiva aos estudantes. “Essas reuniões são importantes para alinhamento de expectativas, garantia de qualidade dos alimentos e cumprimento das regras do programa. Valorizamos a produção local e consideramos que isso é um passo importante para a segurança alimentar das nossas crianças”.
“Essa reunião reflete o compromisso da gestão municipal em implementar políticas públicas que priorizem a qualidade na alimentação escolar valorizando os nossos agricultores familiares”, complementou Cajó Menezes, vice-prefeito.
A equipe técnica do Setor de Nutrição também participou ativamente, esclarecendo dúvidas e alinhando expectativas entre os agricultores e a administração municipal. “A colaboração entre a Secretaria de Educação e os agricultores familiares não apenas fortalece a economia local, mas também garante que as crianças tenham acesso a uma alimentação balanceada e nutritiva”, comentou o nutricionista Abel Cândido.
PNAE Monteiro
O PNAE é um Programa Nacional de Alimentação Escolar de caráter suplementar pelo FNDE.
Em Monteiro foram contemplados 103 agricultores, sendo estes pertencentes a duas Associações. O valor do investimento em gêneros da Agricultura Familiar no município foi de R$537.034,90.