Uma pesquisa da Broadminded aponta que 77% dos brasileiros discordam que disseminar notícias falsas seja “direito democrático”. O levantamento, realizado ao longo de janeiro, entrevistou pessoas de seis países da América Latina sobre a Meta, dona do Facebook e Instagram, e o uso de suas redes sociais.
Um dos principais tópicos foi a mudança na política de moderação de conteúdo e fim do programa de checagem de fatos da empresa de Mark Zuckerberg. Os brasileiros foram os que mais rejeitaram a mudança na política da Meta, com 41% discordando da medida.
Outros 34% disseram concordar com a medida por se tratar de liberdade de expressão, enquanto 25% não souberam responder.
Para 54% dos entrevistados, a remoção das iniciativas de checagem de fatos nas redes sociais representa uma ameaça direta à democracia. Desses, 29% disseram concordar e, 25%, concordar fortemente.
De acordo com a pesquisa, 54% dos brasileiros já se depararam com conteúdo visivelmente falso nas redes sociais da Meta. Quanto à responsabilidade da Meta sobre o conteúdo falso, 87% dos entrevistados acreditam que a empresa deve remover o conteúdo, desativar contas e colaborar com as autoridades policiais quando houver risco de danos físicos ou ameaças à segurança pública.