A dança dos técnicos. Em menos de 15 dias, os três clubes da Paraíba, Treze, Sousa e Botafogo-PB, que disputam a Série C e D, do Campeonato Brasileiro, trocaram de técnico. O último clube a mudar o comando técnico foi o Botafogo. Após uma nova derrota na Série C na última rodada para o Floresta, a diretoria do Belo decidiu demitir o treinador Antônio Carlos Zago, e imediatamente contratar Márcio Fernandes. O técnico Antônio Carlos Zago, que foi demitido ontem, segunda-feira (11/05), após apenas seis jogos no comando do clube.
O técnico Márcio Fernandes, de 63 anos, vai para a sua segunda passagem pelo futebol paraibano e a primeira no Belo.Em 2020, Márcio Fernandes amargou um rebaixamento para a Série D com o Treze, rival do Botafogo-PB. A queda, aliás, veio com um empate diante do Belo, em João Pessoa, no Estádio Almeidão.
Naquele mesmo ano, o treinador subiu com o Vila Nova para a Série B, após deixar o Galo e ir disputar o quadrangular do acesso pelo clube goiano.
Natural de Santos, Márcio conta em seu currículo com dois acessos, além de títulos nacionais e estaduais por clubes como Vila Nova, Remo e Londrina. O treinador também teve passagens por grandes equipes do futebol brasileiro tais como Santos, onde contribuiu para o desenvolvimento de jovens promessas nas categorias de base, Fortaleza e Bragantino.
O treinador estava na Inter de Limeira, onde fez cinco jogos e não venceu nenhuma partida pelo Campeonato Paulista e Copa do Brasil. Ele começou a temporada de 2025 no Paysandu e vai para o seu terceiro clube.
Já sob o comando do novo treinador, o elenco do Botafogo-PB se reapresenta hoje, terça-feira (12/05), quando vai dar início à preparação para o próximo compromisso pela Série C, diante do Maringá, no Paraná, no próximo domingo. O Botafogo está na 14ª posição na Terceirona com 5 pontos.
Quem também trocou de técnico nesta segunda-feira foi o Treze. O Galo acertou a contratação do técnico Marcelo Vilar, de 63 anos, para a Série D do Campeonato Brasileiro 2025. O novo comandante alvinegro chega para o lugar de Felipe Surian, que deixou a equipe após a vitória sobre o Horizonte para assumir o Capital-DF. O treinador é bicampeão paraibano com o clube e vai para a sua terceira passagem no Galo da Borborema.
Marcelo estava no Manauara, onde cumpria a função de diretor técnico. Vilar também chegou a comandar o Robô na última Série D do Campeonato Brasileiro, conquistando 12 vitórias, cinco empates e sendo derrotado em uma ocasião com a equipe amazonense.
Na semana passada o Sousa anunciou a contratação de Francisco Diá para comandar o clube sertanejo no restante da Série D do Brasileiro. Diá substituiu Paulo Foiani, campeão Paraibano com o clube há pouco mais de 30 dias.
A chegada de Francisco Diá ao Sousa já rendeu bons frutos para a campanha da equipe na Série D do Campeonato Brasileiro 2025. O Dinossauro conquistou sua primeira vitória na competição após golear o Ferroviário por 4 a 0.
Na Paraíba, Diá tem três títulos, o da Copa Paraíba 2010 pelo Botafogo-PB e o bicampeonato paraibano pelo Campinense em 2015 e 2016. O Sousa será o terceiro clube da Paraíba na carreira do treinador.
Severino Lopes
PB Agora