Campina Grande ganhou, recentemente, um reforço de peso na sua gestão cultural. André Gomes, ex-prefeito e ex-vice-prefeito de Boa Vista, assumiu a secretaria de Cultura da Rainha da Borborema e, já nos primeiros dias de atuação, mostra que chegou para somar, com trabalho, diálogo e compromisso com a valorização das expressões culturais da cidade.
Reconhecido por sua habilidade administrativa e por um estilo conciliador, André tem uma trajetória marcada pela dedicação à coisa pública. Agora, à frente de uma das pastas mais simbólicas do município, responsável por fomentar tradições que projetam Campina para o Brasil e o mundo, como o Maior São João do Mundo, ele demonstra que compreende a responsabilidade e o potencial transformador da cultura.
Cultura é identidade, mas também é economia. Todos sabem que o turismo vende o que a cultura produz. E André chega justamente com esse olhar integrado: promover os artistas, grupos culturais e manifestações populares, ao mesmo tempo em que dialoga com o setor turístico e os interesses sociais e econômicos da cidade. Ele entende que a cultura campinense vai das quadrilhas juninas aos trios de forró, do teatro de rua às artes visuais e todas essas vertentes precisam ser ouvidas, valorizadas e incluídas nas políticas públicas.
Sua gestão promete ser aberta, democrática e sensível às demandas do setor. Ainda é cedo para balanços definitivos, mas a disposição ao diálogo e a clareza de objetivos já revelam que a cultura de Campina está em boas mãos.
Por Bruno Lira