A Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social iniciou as ações do Maio Laranja, com o objetivo de mobilizar a sociedade contra o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil.
Os números do Instituto Liberta são dramáticos e reforçam a importância e a necessidade de ações como o Maio Laranja. A cada hora três crianças são abusadas no Brasil e cerca de 51% delas têm entre 1 e 5 anos. Todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e só 7,5% dos dados chegam a ser denunciados às autoridades. Segundo os órgãos de segurança e proteção à infância e adolescência, os números reais são muito maiores.
A Secretária de Desenvolvimento e Ação Social, Joedna Félix, disse que “Estamos lidando com um tema extremamente delicado e urgente, que não pode ser ignorado”. Ninguém reconhece um pedófilo ou um abusador apenas olhando – não existe um aviso estampado na testa dizendo ‘eu sou pedófilo’ ou ‘eu sou abusador’. Essas pessoas podem estar em qualquer lugar”.
A Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social, orienta que a prevenção é uma das principais formas de combate à violência sexual infantil. Atenção aos sinais comportamentais, como o isolamento social e a hipersexualização, pode indicar que a criança foi vítima de abuso.
OPIPOCO