O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou ontem, quarta-feira (7) que estão em andamento negociações para a formação de uma federação partidária entre o Republicanos e o MDB em âmbito nacional. No entanto, ele destacou que, na Paraíba, essa união só será viável se o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) decidir apoiar o grupo político do governador João Azevêdo (PSB).
A declaração foi feita durante entrevista ao programa Hora H, da Rádio POP FM de João Pessoa. Santiago frisou que a criação de federações exige sintonia entre os partidos nos estados, e que, na Paraíba, essa harmonia dependerá de um gesto político claro por parte de Veneziano.
“Há, sim, conversas em vários estados, porque qualquer federação precisa ter apoio da maioria deles. No caso da Paraíba, temos algumas condições. Uma delas é o alinhamento das lideranças do MDB com a nossa estrutura política, com o governador João Azevêdo e os candidatos da nossa aliança”, afirmou.
Ao ser questionado sobre uma possível reaproximação entre Veneziano e a base do governo estadual, Santiago foi direto: “Se ele está disposto, quem deve dizer é ele, não sou eu. Espaço político sempre existe, mas há condições, como o alinhamento com o governador João Azevêdo, que lidera politicamente o estado”.
Santiago também comentou por que acredita que a federação com o MDB tem mais chances de avançar do que as tentativas anteriores com o União Brasil e o Progressistas (PP). Segundo ele, nesses casos, os conflitos regionais inviabilizaram qualquer acordo.
“O MDB é um partido menor em termos de comando nos estados, o que facilita a convergência. Já com o União Brasil e o PP, havia muitos conflitos regionais. Aqui na Paraíba, só será possível se houver entendimento com o governador João Azevêdo e com as forças políticas que compartilham nosso projeto ou disputam o mesmo espaço com vistas às eleições de 2028”, concluiu.
Redação