O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), lançou oficialmente nesta segunda-feira (5), no Hotel Globo, no Centro Histórico, a programação do São João Multicultural 2025. A cerimônia reuniu autoridades, artistas e representantes do trade turístico e cultural da capital paraibana. Com uma proposta de descentralização e valorização da cultura popular, o evento promete movimentar bairros e polos culturais da cidade durante o período junino.
Em sua fala, o prefeito destacou que o São João é mais do que uma festividade: é a expressão viva da identidade cultural da capital. “Demonstra que a Prefeitura de João Pessoa tem cumprido o seu papel também na área da cultura. Aproveitamos o São João para fazer com que toda a cidade viva esse clima de algo que é tão forte nas nossas raízes — o forró, a dança, a quadrilha junina — espalhada por todos os bairros. Essa cultura tem se fortalecido a cada ano do nosso mandato”, afirmou Cícero.
O gestor também ressaltou a importância de dar espaço aos novos talentos e de incluir diferentes públicos nas festividades. “Fizemos uma programação extremamente multicultural, exatamente para privilegiar o artista local, inclusive as crianças e adolescentes, como Ana Clara Dias e Ivy, que estarão nos nossos palcos”, disse. A proposta do São João Multicultural contempla não só variados estilos musicais, mas também diferentes territórios da cidade, consolidando o evento como uma celebração inclusiva e diversa.
Cícero lembrou ainda do sucesso de edições anteriores, como as apresentações na orla da capital, elogiadas tanto por moradores quanto por turistas. Ele destacou a consolidação do Forró Verão, evento que tem reunido cerca de 200 mil pessoas anualmente e que soma forças ao calendário cultural da cidade.
Durante a solenidade, o prefeito aproveitou para anunciar um dos destaques da Festa das Neves, em agosto, quando João Pessoa celebrará 440 anos. Segundo ele, o cantor Roberto Carlos será a principal atração da festa, que acontecerá no Busto de Tamandaré. “Vai ser uma grande homenagem. Roberto Carlos atravessou gerações e, sem dúvida nenhuma, deve bater o recorde de público naquele espaço”, disse.
Ao ser questionado sobre rumores de uma possível saída do cargo para disputar outra eleição, Cícero desconversou e reafirmou seu apoio ao vice-prefeito Léo Bezerra, sugerindo, inclusive, que ele seja homenageado com um cordel, como foi feito com o próprio Cícero no passado. “Eu costumo dizer que João Pessoa tem dois prefeitos. E agora, mais do que nunca”, brincou.
O São João Multicultural 2025 reforça o compromisso da gestão com a cultura, a tradição e o desenvolvimento do turismo, consolidando João Pessoa como um dos principais destinos juninos do Nordeste.