A quarta-feira (5) marcou o retorno de Neymar ao Santos, justamente no dia em que completou 33 anos. Exatos 4.273 dias depois de sua última partida pelo clube, um empate sem gols contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro de 2013, Neymar voltou a defender a equipe que o projetou para o futebol mundial.
Dessa vez, sua reestreia aconteceu em um confronto válido pelo Campeonato Paulista. O jogo começou com o Santos na frente, vencendo por 1 a 0 graças a um gol de Tiquinho Soares. No entanto, na etapa final, o Botafogo de Ribeirão Preto conseguiu empatar, frustrando parte da festa dos 15.377 torcedores que foram à Vila Belmiro principalmente para ver o retorno de Neymar ao futebol brasileiro.
No início do segundo tempo da partida entre Santos e Botafogo, Neymar protagonizou um momento de tensão ao cair no gramado após ser atingido por uma bolada na região da virilha. Ele havia acabado de entrar em campo e ainda não tinha sequer tocado na bola. No entanto, para alívio dos torcedores, o lance não passou de um susto.
Com o Santos em vantagem, Pedro Caixinha decidiu colocar Neymar em campo logo após o intervalo. Em seus primeiros minutos, o atacante sofreu com a forte marcação dos adversários e chegou a ser derrubado em algumas jogadas. Apesar da falta de ritmo de jogo, mostrou movimentação e liberdade no ataque, buscando se readaptar ao futebol brasileiro.
Confira os melhores momentos da partida: