Oscar Piastri, da McLaren, fez prova dominante e venceu o Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1, neste domingo (4). Lando Norris, também da McLaren, e George Russell, da Mercedes, completaram o pódio.
Gabriel Bortoleto, da Sauber, que havia largado na 13ª posição, abandonou a prova com problemas mecânicos.
Com o resultado, Piastri chegou a 131 pontos e abriu 16 pontos de vantagem na liderança do Campeonato Mundial de Pilotos.
A corrida
Max Verstappen, que largou na primeira posição, partiu bem e manteve a liderança da prova. Partindo do segundo lugar, Lando Norris, da McLaren, tentou dividir o traçado com Verstappen na segunda curva e saiu da pista. O inglês perdeu quatro posições e caiu para sexto.
Kimi Antonelli, da Mercedes, aproveitou o incidente e saltou da terceira para a segunda colocação.
Ainda na primeira volta, Jack Doohan, da Alpine, se chocou com Liam Lawson, da Racing Bulls. A colisão causou um furo no pneu do carro de Doohan, que abandonou a prova. O safety car virtual foi acionado devido ao incidente. Gabriel Bortoleto, da Sauber, se manteve longe dos incidentes iniciais da prova e se manteve em 13º.
Logo após o reinício da corrida, na volta 4, Oscar Piastri, da McLaren, ultrapassou Kimi Antonelli e assumiu a vice-liderança. Simultaneamente, Norris atacou e tomou a sexta colocação de Carlos Sainz, da Williams.
Com bom ritmo na pista, Norris partiu para cima de George Russell, da Mercedes, e conquistou a quarta posição na volta 7. Duas voltas depois, Lando ultrapassou Antonelli de maneira tranquila e assumiu o terceiro lugar.
Ainda na volta 9, Verstappen e Piastri começaram a protagonizar uma intensa disputa pela liderança da prova. O tetracampeão mundial se defendeu dos avanços do piloto australiano e se manteve no primeiro lugar
No entanto, na volta 14, Piastri fez uma manobra impressionante e induziu Verstappen ao erro para assumir a liderança da corrida. Norris aproveitou a situação para se aproximar do holandês e lutar pelo segundo lugar. Max se defendeu e manteve a posição.
Três voltas depois o piloto da McLaren avançou sobre o adversário da Red Bull e conquistou a segunda colocação. Contudo, duas curvas depois, Verstappen retomou a vice-liderança da prova. Na volta seguinte, Norris retomou a posição.
Na volta 28, a Haas de Ollie Bearman apresentou problemas mecânicos. A falha ocasionou o abandono de prova do piloto e o acionamento do safety car virtual pela segunda vez.
Na volta seguinte, os carros da McLaren, que lideravam a prova, foram para o pit para a troca de pneus. Piastri e Norris mantiveram a primeira e a segunda posição, respectivamente, após retornarem à pista.
A Sauber de Bortoleto teve falha no motor durante a volta 32 e forçou o abandono de prova por parte do piloto brasileiro. O incidente causou novo acionamento do safety car virtual. Outro piloto a abandonar a prova foi Liam Lawson.
Na parte final da prova, Norris tentou diminuir a desvantagem de nove segundos para Piastri em busca da liderança, mas sem sucesso.
A volta final da corrida protagonizou um incidente entre Lewis Hamilton, da Ferrari, e Carlos Sainz, da Williams. O contato entre os pilotos será investigado após o fim da corrida.
Com o triunfo, Oscar chegou à sua sexta vitória na categoria e disparou na liderança do Mundial de Pilotos com 131 pontos. O piloto luta pelo primeiro título mundial da carreira.
Resultado
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lando Norris (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Alex Albon (Williams)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- Carlos Sainz (Williams)
- Yuki Tsunoda (Red Bull)
- Isack Hadjar (Racing Bulls)
- Esteban Ocon (Haas)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Nico Hülkenberg (Sauber)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Liam Lawson (Racing Bulls) – abandonou
- Gabriel Bortoleto (Sauber) – abandonou
- Oliver Bearman (Haas) – abandonou
- Jack Doohan (Alpine) – abandonou
Próxima etapa
Os carros da Fórmula 1 voltam à pista no dia 18 de maio para a disputa do GP da Emília-Romagna. A prova será realizada no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola.