O Ministério Público da Paraíba e órgãos públicos estaduais e municipais instituíram a Rede de Segurança Pública de Cabedelo, durante reunião realizada, nessa terça-feira, 04, na sede da Promotoria de Justiça. A rede tem o objetivo de realizar um trabalho conjunto e efetivo entre todos os órgãos integrantes do sistema de segurança pública atuantes na Comarca de Cabedelo, relativo ao ano de 2025.
A reunião foi presidida pela 1ª promotora de Justiça de Cabedelo, Caroline Freire Monteiro da Franca, e teve a participação de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), Polícia Federal, Secretarias de Mobilidade Urbana e de Segurança Pública de Cabedelo e agentes de trânsito do município de Lucena.
“A instituição da Rede de Segurança Pública decorre de uma necessidade premente, maximizada pelo aumento vertiginoso dos conflitos armados envolvendo facções criminosas na cidade de Cabedelo, bem como, do avanço substancial dos homicídios intencionais e dos crimes relativos ao tráfico de entorpecentes e armas no Município, especificamente após o mês de agosto do 2023, quando se tornaram ostensivos os conflitos entre facções em Cabedelo (Okaida, Estados Unidos e Comando Vermelho – Tropa do Amigão), fazendo toda uma cidade refém do medo, com famílias expulsas de suas moradias, sujeitas a disparos em via pública, com determinação de toque de recolher noturno aos trabalhadores e cidadãos de bem”, explicou a promotora Caroline Freire.
A implementação da rede de segurança integra o Procedimento Administrativo 014.2025.000077 instaurado na Promotoria de de Justiça de Cabedelo. “O intuito primordial é tornar as ações de prevenção e repressão ao crime na Comarca de Cabedelo uma constante tarefa de suporte mútuo, de interação entre as forças de segurança e demais órgãos de atuação criminal, considerando a necessidade efetiva de atuação conjunta para maior eficiência no agir”, afirmou a promotora.
Reunião
Durante a audiência, foi relatado que, em Cabedelo, no último domingo (02/02), nove homens foram presos durante uma operação da Polícia Militar na comunidade do Jardim Gama, todos suspeitos de envolvimento com uma facção criminosa e estavam em posse de diversas armas e mais de 500 munições. Conforme o relato, o grupo estava realizando diversos ataques a tiros na região e foram encontrados com um fuzil e outras 11 armas, além das munições, coletes balísticos e outros utensílios.
Em relação aos inquéritos policiais, foi destacada a necessidade de atenção para o retorno das manifestações policiais dentro do prazo, especialmente dos pedidos de novo prazo para diligências pendentes, atualizando acerca do que já fora cumprido e indicando as novas providências necessárias dentro dos inquéritos.
Ainda na reunião foi proposta a instalação de circuito de câmeras no município de Lucena, buscando pontos estratégicos para facilitar o trabalho investigativo, bem como o pedido de municipalização do trânsito de Lucena para garantir autonomia de atuação dos agentes.
De acordo com a promotora Caroline Freire, ficou evidenciado que o trabalho deve ser realizado sempre de forma conjunta, objetivando a prestação de um serviço mais célere e resolutivo. Ao final, ficou definido que os órgãos deverão apresentar medidas que comporão um plano de atuação para enfrentamento da violência crescente constatada na Comarca de Cabedelo, buscando alinhar sua atuação preventiva com a repressão ao crime organizado.
“Dentre as diligências procedidas nos procedimentos de acompanhamento ministerial, estabeleceu-se permanente contato e cooperação concreta para atuação dos órgãos competentes, através de reuniões anteriores com o Delegado Geral da Polícia Civil, bem como com o Secretário Estadual de Segurança Pública do Estado da Paraíba, oportunidade em que lhes foram entregues ofícios com dados recentes do aumento da demanda processual criminal, bem como documentos comprobatórios das ingerências desse aumento alarmante no trabalho da Justiça”, informou a promotora.
Outras reuniões foram agendadas para as próximas semanas para as quais serão convidados também representantes da Guarda do Patrulhamento Tático de Cabedelo, da Polícia Rodoviária Federal e da Prefeitura de Lucena.