Skip to main content

Câmara de Monteiro aprova projeto do executivo para cessão de terreno à CAPRIBOM para melhor funcionamento do abatedouro frigorífico

A Câmara Municipal de Monteiro, aprovou em sua 1ª sessão após o recesso do do semestre, um importante projeto do executivo que vai beneficiar a CAPRIBOM- Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro. O projeto de lei 2.437/2024 viabiliza o direi

Por chicolobo

05/07/2024 12h55 Atualizado recentemente

A Câmara Municipal de Monteiro, aprovou em sua 1ª sessão após o recesso do do semestre, um importante projeto do executivo que vai beneficiar a CAPRIBOM- Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro.

O projeto de lei 2.437/2024 viabiliza o direito real de uso de imóvel à Cooperativa, no total de quase 107 mil m2 para atividades de produção, beneficiamento e distribuição de laticínios, hortifrutigranjeiros e outras atividades.



O projeto foi aprovado por unanimidade e extremamente elogiado por todos os vereadores em virtude da importância da CAPRIBOM para a economia local, gerando emprego e renda para a região.

O atual presidente da CAPRIBOM Fabrício Ferreira, presente na sessão ao lado de sua equipe, destacou a importância da cooperativa e sua atuação na região.

“Agradeço a correria de todos os vereadores para que este projeto fosse aprovado em tempo, em virtude do período eleitoral. Este momento é um marco. De acordo com o IBGE, através de estudo no Cariri, Monteiro é a única cidade onde o PIB agropecuário é maior que todas as outras receitas do município”, destacou Fabrício.


Confira também: .

A CAPRIBOM hoje tem cerca de 700 sócios cooperados, e garante trabalho, produção e renda a todos eles, beneficiando aproximadamente 6 mil litros de leite de cabra e 11 mil litros de leite de vaca, para diversos produtos derivados serem produzidos, como queijo, iogurte, bebidas lácteas, manteiga, doce de leite, requeijão e outros, gerando mais de 50 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos em nosso município e outros circunvizinhos.

A CAPRIBOM com este trabalho elevou o PIB municipal em mais de 52% com a produção leiteira, ajudando o PIB do Cariri a superar o de regiões como o Brejo.

Monteiro hoje é o 14º PIB no estado, o que se deve principalmente à distribuição em média de 1 milhão e meio de reais por mês diretamente na mão do produtor rural, e que espera-se com a operação do abatedouro frigorífico de caprinos e ovinos, que este valor de receita possa ser dobrado, além de resolver os problemas provenientes do matadouro público municipal para o abate adequado de caprinos e ovinos e possivelmente suínos.

A CAPRIBOM coloca na mão dos produtores em Monteiro, valores maiores do que o FPM de cerca de 100 municípios do estado da Paraíba.

BLOG DO FÁBIO BRITO

FOTOS: AIRTON FOTOGRAFIAS

Comentários (0)

Faça seu Login para participar da conversa
Entrar